Notícias
Bem-vind@ ao nosso mural de notícias, onde podes saber o que vamos fazendo em 2-3 parágrafos. Prometemos ser breves.
Fica por dentro de tudo o que está a acontecer e atreve-te a apresentar as tuas novidades e criações.
Ficamos felizes com a tua participação ativa.
19 Fevereiro 2024
Completámos mais de 11000 estacas
Após 5 anos da primeira intervenção no Jardim da Luz que há data era um “semi-deserto”, onde nenhuma ervinha crescia espontaneamente, excepto uns saramagos esporádicos, o Jardim da Luz começa a dar frutos além da sua geografia: mais de 11000 estacas de Sabugueiro (Sambucus nigra) e Salgueiro-negro (Salix atrocinerea) crescidos nas linhas da Agrofloresta estão a ser plantadas na região de Santo Tirso num projeto de regeneração ecológica das margens do Rio Ave.
Obrigada André Montanha pela coordenação de um projeto tão necessário como a regeneração das margens dos rios.
Obrigada Francisco Cunha pela colaboração e Nico pela visita-ajuda.
8 Janeiro 2024
Juntos Conseguimos Proteger o JL
É com muita alegria que partilhamos convosco que no dia 8 de Janeiro 2024, fizemos a Escritura da compra do Jardim da Luz. E o melhor é que tal aconteceu por um movimento genuíno, onde o poder de escolha e ação aconteceu com o contributo direto de 33 pessoas.
É um privilégio experimentar o carinho e a união de todos a uma causa de defesa ambiental que permitirá manter um ecossistema que está em franco crescimento.
Obrigada Ângela Santos por te juntares a nós nesta aventura e te tornares comproprietária do Jardim da Luz.
Obrigada André Cardoso e Patrícia Pacheco por todo o amor e dedicação nesta terra luminosa, que tão abundantemente vos respondeu de volta.
29 Setembro 2023
LIVE Agrofloresta e Regeneração
Neste dia o André Cardoso, o nosso atual presidente do Conselho Fiscal, foi entrevistado pela iniciativa de inovação e empreendedorismo social, TaisRurais, sobre o tema O que é uma Agrofloresta e como ela é fator decisivo para a Regeneração Ecológica.
15 Junho 2023
Constituição da Associação
Contrariando as tendências do êxodo rural, fizemos a escritura da Associação Pulsares no interior alentejano, no Cartório Notarial da Vidigueira, tendo a sede ficado no Alvito.
Quanto mais a terra fica ao abandono, mais se observam monoculturas e produções super-intensivas. Gostaríamos de mostrar que é possível colaborar com a natureza, imitando os seus processos, ao mesmo tempo, que a inteligência humana os maximiza, sem empobrecer o solo, mas acrescentando valor e biodiversidade ao ecossistema.
Outro aspeto que anda de mão dada com a Regeneração da Terra é a Reconexão do Ser Humano – e estes formam os grandes pilares orientadores da missão da Associação Pulsares.