Uma comunidade de amigos próximos de Yeshua (Jesus), em tempos difíceis após a sua partida, foi lançada num barco no Mar de Mediterrâneo à deriva. Aqueles que os lançaram pensaram que pereceriam ao enfrentar tempestades e correntes marítimas fortes ou a própria fome, pela ausência de alimentos. Sem saberem, aqueles que os lançaram ao mar estavam a dispersar sementes valiosas pelo mundo ocidental. Essas sementes foram aterrar inicialmente ao Sul de França, nas praias que ficaram conhecidas como Saintes-Maries-de-la-Mer. É nessa terra que desejamos iniciar uma viagem rumo às montanhas de Sainte Baume, onde Maria Madalena viveu numa gruta isolada. E percorrendo os passos que as amigas, confidentes e parceiras de Yeshua teriam feito, convidamo-vos a seguir essas Marias que fizeram um caminho de vida marcado pela verdade, coragem e cheio de amor dentro de si mesmas. E, desse modo, dispor o nosso interior a trilhar os passos à realização de nós mesmas, das Marias que levamos dentro.
Partilhamos a vontade de seguir a rota desse pequeno grupo amigo de Yeshua que foi exilado num barco à deriva no Mar Mediterrâneo. Nele seguiam as Marias mais próximas de Yeshua que chegaram ao Sul de França.
Dali Maria Madalena terá seguido para as montanhas de Sainte Baume, enquanto a missão de Salomé e Jacobeia se fixou nas margens mediterrâneas, em Saintes-Maries-de-la-Mer.
Desvendando uma história não contada pela tradição judaico-cristã recente, encontraremos evidências fortes de uma outra história, mas acima de tudo alinharemos o nosso coração para uma verdade mais profunda de que somos feitas.
Abre o teu coração, renova os teus pensamentos.
O Teu coração é Teu, os teus pensamentos não.
O teu coração é onde reside a Tua Alma.
Tu És o Que És.
Agora pergunto-te... No Novo que significa para ti Reencontrar-Me?"
La Nueva Conciencia de María Magdala, de Adele Venneri
Para a organização desta viagem, pautamo-nos por quatro valores:
Amor e fraternidade
É uma viagem que parte do princípio do Amor incondicional por nós próprias, em relação e entre ajuda com as demais companheiras de viagem. Esperamos que todas possam agir com benevolência, paciência e respeito ao espírito de grupo.
Abertura e Descoberta
Abertura ao desconhecido sem expectativas abre a porta para descobertas para as quais a nossa alma se vai preparando e anseia em experimentar. Desejamos a todas essa simplicidade e inocência de criança que explora o mundo pela primeira vez.
Sustentabilidade
Trata-se de uma viagem que pretende respeitar o princípio da sustentabilidade e a menor emissão carbónica, ou seja, fazendo uso a transportes terrestres e/ou medidas compensatórias, que poderão passar pela plantação de árvores ou limpeza do meio ambiente.
Cooperativismo
Propomos a criação de um Mealheiro Comunitário seguindo o Método Yunus, criador do Banco Grameen e prémio Nobel da Paz, onde cada participante livremente pode disponibilizar uma contribuição mensal, de modo a aliviar o montante final que custeará a viagem.
PROGRAMA 2025
Dia 6 Junho (6ª f) - Dia da Partida
6.00h – Encontro no Aeroporto do Porto, Francisco Sá Carneiro
12h – Visita a Catedral Maior em Marseille
14h – Almoço e visita a Calanques de Marseilles
18h – Ida para o Alojamento
20h – Preparação coletiva e amorosa do Jantar
22h – Silêncio e Preparação para dormir
Dia 7 Junho (Sáb) - Dia Saintes-Maries-de-la-Mer
7.30h – Pequeno-almoço e preparação coletiva e amorosa do almoço
8.30h – Pontos para o dia
10.30h – Visita guiada à Destilaria Lavender
9.30h – Visita à Vila Saintes-Maries-de-la-Mer
12.30h – Almoço partilhado
– Regresso ao alojamento ou jantar em Saintes-Maries-de-la-Mer
21h – Roda de Partilha
22h – Silêncio e Preparação para dormir
Dia 8 Jun (Dom) - Dia A Subida às Montanhas
8.30h – Preparação coletiva e amorosa do Pequeno-Almoço e Lanche para levar
9.30h – Visita à Catedral de Saint-Maximin-la-Sainte-Baume
13h – Pontos de Reflexão e Pic-nic
15.30h – Subida à Montanha de Sainte Baume e visita à Gruta de Maria Madalena
– Regresso ao alojamento
22h – Silêncio e preparação para dormir
Dia 9 Jun (2ª f) - Dia A descida das Montanhas
7.30h – Preparação do Pequeno-almoço coletiva e amorosa
8.30h – Pontos de Reflexão
10h – Visita a Beaucaire e à Igreja de Maria Madalena
12.30h – Subida à Abadia de Saint-Roman, Beaucaire
13.00h – Pic-nic partilhado
14.00h – Caminhada à Ermitage troglodyte, Beaucaire
– Regresso ao alojamento
20.30h – Jantar preparado pela Raquel e Patrícia
22h – Silêncio e Preparação para dormir
Dia 10 Jun (3ª f) - Dia O Regresso
6.30h – Preparação coletiva e amorosa do Pequeno-Almoço
07.00h – Check-out do alojamento
09.00h – Saída para Verdon – Banho de Floresta
12h – Almoço partilhado
– Pontos de reflexão e partilha de grupo
– Regresso ao Aeroporto de Marselha (Voo 17h FR)
17.45h PT – Chegada ao Porto
*Programa provisório, sujeito a alterações de força maior ou por entendimento e consentimento de grupo.
Subindo a Montanha
“Conduzia um carro pequeno e leve montanha acima, quando nos deparámos com uma massa rochosa, ou melhor, com uma energia de mãe amorosa de braços abertos que me ligou instantaneamente ao centro da Terra, ao meu Coração e ao coração da Mãe Cósmica… as lágrimas escorreram com vida própria dos meus olhos.
– Lolla, tenho de parar não consigo ver nada. – estacionei o carro na berma do lado direito. E ficámos ali em contemplação de uma natureza virgem e do nosso próprio interior a expandir…” (Pacheco, 2023)
Apresentação de:
Patrícia Pacheco
Sinto que sou uma pessoa que ama a Terra e veio das estrelas.
E talvez, por isso, adoro viajar e encontrar-me com a diversidade do mundo. Como enfermeira parti em missão de 2006-08 para Angola. Em 2012, viajei para a Índia, onde vivi e desenvolvi um estudo etnográfico transcultural sobre Espiritualidade em Organizações ligadas ao Desenvolvimento, concluindo o Mestrado em Enfermagem Comunitária. Desde então, tenho estudado processos de auto-cura, consciência e cura natural e tornei-me terapeuta.
Colaborei com diversos trabalhos de investigação na área da saúde e social, como no IES-Social Business School, na Associação WOW com a iniciativa TaisRurais.
O amor e o compromisso com o Planeta, em 2019, levaram-me com o meu companheiro a uma terra que ganhou o nome de Jardim da Luz, um projeto Agroecológico em Vila do Conde.
Atualmente, vivendo em terras alentejanas, sinto o chamamento de novo me lançar nos trilhos do mundo que despertam a alma e o espírito.
Raquel Martins
Desde cedo nutro uma paixão pela mãe natureza, criada numa aldeia bucólica, na frescura e cheiro a verde dos campos. Escuteira uma vez, escuteira para sempre. A Licenciatura em Ciências da Comunicação, a profissão de jornalismo no Jornal Mobiliário em Notícia, no programa “A Nossa Terra” na rádio e na Agência Lusa ajudaram-me a descobrir o mundo. Buscando um outro olhar e não só novas paisagens, fiz a Pós-graduação em Património e Turismo, curso de animação turística e curso de vinhos. Esta paixão levou-me ao Douro, vivi 3anos num hotel de luxo de enoturismo. Aí apurei o palato e abracei o olfato e não mais deixei fugir a área do Turismo, onde atualmente trabalho. Esta sinestesia de sabores fez-me criar a Tur-In, que se dedica à área negligenciada do Turismo Inclusivo, promove o lazer, cultura e prazer a pessoas com mobilidade reduzida, gerando maior justiça e integração social. Desperta aos sinais da vida, numa meditação guiada vi as cores do meu coração: azul, amarelo e rosa - surpresa são as cores da Chama Trina. A partir daí, os caminhos foram traçados para a recente aventura da minha vida “Nos Passos das Marias”...
Inscrição e Condições de Participação
Inscrição até 15 de Março:
Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição e dar o sinal de 100€. Carregue no botão a seguir e inscreva-se.
Temos toda a alegria de partilhar esta aventura e desfrutar de uma natureza inspiradora.
Bónus
Seguindo o Método Yunus, propomos a criação de um Mealheiro Comum, onde cada participante vai colocando um valor de investimento para poupança de modo a fracionar a sua contribuição.