queres cuidar e pÔr as mãos na terra?

Deixa o teu contacto e nós avisamos-te das próximas atividades

Sonhamos e acreditamos com um santuário vivo de abundância para todos os seres

O Jardim da Luz

Depois de 3 anos, em busca de terra na linha do Caminho de Santiago, encontrámos no lugar de Valongo em Tougues um terreno de 2 hectares, no Concelho de Vila do Conde. Fruto da interação com a terra decidimos chamá-la Jardim da Luz.

No início de 2019, começámos a cuidar do Jardim da Luz que apresentava um Espaço Florestal arborizado de 0.62ha, de um eucaliptal com poucos exemplares autóctones, outro espaço de Culturas Temporárias onde se produzia milho e azevém numa área de 1.42ha, que estava reduzido com um solo extremamente compactado e sem vida após décadas uma agricultura industrializada. Esta área foi transformada numa agrofloresta.

Diríamos que o Jardim da Luz foi o nosso primeiro grande mestre, pois com ele aprendemos imenso, ambos tínhamos conhecimentos, cursos  e experiência de hortas de pequena dimensão, mas com o Jardim da Luz experimentámos, sentimos, testámos e observámos imensos processos na terra, na flora, na fauna e, inclusivamente, em nós próprios.

Princípios Orientadores:

Criando uma Agrofloresta e procedendo à regeneração dos ecossistemas existentes, ou seja, fazer agricultura de regeneração, biológica, de acordo com os ciclos naturais e de sucessão ecológica de uma floresta, como preconizado na Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch.

Disponibilizando um espaço de tranquilidade e biodiversidade, propício à observação da fauna e da flora, do rio e da beleza circundante, que facilitassem a reconexão com a natureza e à essência de cada pessoa. Para tal, uma das estratégias era a promoção de visitas e passeios que dão a conhecer a Permacultura e a Agricultura Sintrópica como sistemas úteis de princípios de design e colaboração centrados em padrões e características observadas originalmente nos ecossistemas naturais.

Inicialmente, produzindo, distribuindo e comercializando produtos de qualidade, quer hortícolas, quer frutícolas.  Atualmente, como viveiro natural de material vegetativo útil à Regeneração de outros ecossistemas. 

Tudo começou com um apelo do nosso coração de cuidar e estarmos mais ligados à natureza, produzir alimentos de qualidade e aproximar o mundo urbano ao rural, proporcionando uma experiência de despertar da consciência e conexão à natureza. Em 2019, iniciámos uma jornada de amor e cuidado àquele que chamamos de Jardim da Luz, um terreno de 2 hectares, nas margens do Rio Ave em Vila do Conde. Com a participação de muitos amigos, alcançamos os seguintes resultados:

Pessoas que participaram ativamente
Metros de linhas de Agrofloresta
Toneladas de CO2 sequestrado
Árvores plantadas e mantidas
Espécies de árvores e arbustos introduzidos e 101 espécies de fauna identificadas
Estacas fornecidas para Regeneração Ecológica

O Jardim da Luz está a multiplicar os seus frutos

Com muita alegria depois de um processo intensivo de grande trabalho, o Jardim da Luz assume a sua maioridade ao disponibilizar os seus frutos para a regeneração de outras áreas a necessitar de intervenção. 

Assim, dadas as espécies autóctones de árvores de suporte e ripículas que foram introduzidas em 2019, agora em 2024, pudemos fazer mais de 23000 estacas para a regeneração ecológica das margens do rio Ave a montante, na região de Santo Tirso.

É nosso sonho proporcionar uma aproximação das pessoas à Natureza e ao contacto com a Terra e através disso (re)encontrarem-se como parte do sistema natural.
És bem-vind@
Close Menu
×
×

Cart